sábado, 21 de maio de 2011


No dia 11 de maio de 1981, Bob Marley morreu em um hospital em Miami, nos Estados Unidos, com apenas 36 anos de idade.

Sua obra, no entanto, continua sendo ouvida e influenciando os trabalhos de inúmeros artistas em todo o planeta.

Marley foi um dos responsáveis pelo surgimento do reggae, ritmo originário da Jamaica e consolidado naquele país durante os anos 60 e início dos 70.

Sua carreira foi ganhando visibilidade aos poucos. Um momento chave foi a sua contratação no início dos anos 70 pela Island Records, gravadora sediada na Inglaterra e criada pelo jamaicano Chris Blackwell.

Em 1973, ele lançou o hoje antológico álbum Catch a Fire. Dois anos depois, a gravação ao vivo de No Woman No Cry , faixa do álbum Live!, impulsionou a fama de Marley pelos quatro cantos do mundo.

Com letras ora de cunho político, ora de cunho romântico, aliadas a uma batida irresistível e a melodias contagiantes, Bob Marley se tornou um infalível criador de sucessos.

Além de No Woman No Cry, canções como Three Little Birds, Get Up Stand Up, Is This Love, Buffalo Soldier e I Shot The Sheriff cativaram até mesmo quem torce o nariz para o reggae.

Após a sua morte, vítima de câncer, Marley permaneceu nas paradas de sucesso.

Legend, coletânea póstuma lançada em 1984, é até hoje o álbum mais vendido da história do reggae, com mais de 10 milhões de cópias comercializadas nos Estados Unidos e outro tanto no resto do planeta.

À todos os regueiros(as) hoje 21/05/2011 no Estância Alto da Serra Tributo ao rei Bob Marley, Podemos contar com a presença das bandas Planta e Raiz, Ponto de Equilíbrio, Mato Seco e a banda internacional direto da Jamaica Israel Vibration.

Vamos homenagear a pessoa que deu um grande empurro para o reggae, e que fez a difereça em suas letras sempre dando dicas de como vivermos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário